Make your own free website on Tripod.com

Reprodução Medicamente Assistida


Como Surgiu?

Conceito de RMA

Evidências

Causas de Infertilidade:

Técnicas de RMA:

Procedimentos:

Diagnóstico e Técnicas Acessórias:

Clínicas de RMA em Portugal

Problemas Relacionados com RMA

Entrevista ao Padre

Viagem a Lisboa (Clínica CEMEARE)

Legislação em Portugal

Imagens

 

 

                               

Crioconservação de Gâmetas



Desde a década de 70 que a maioria dos homens e mulheres com problemas de fertilidade têm uma elevada possibilidade de virem a ser pais.
Os cientistas aprenderam a congelar oócitos e tecido ovárico de mulheres com elevado risco de sofrerem menopausa precoce, que podem tornar-se estéreis devido a tratamentos médicos (ex: Quimioterapia) ou das que desejam adiar a maternidade. Este material ultracongelado já foi utilizado para gerar mais de uma centena de gravidezes em todo mundo.
Porem, os avanços científicos no campo da reprodução assistida acarretam sérios dilemas bioéticos e legais, tais como: o aluguer de úteros, a selecção de embriões através de testes genéticos, a clonagem de embriões, criocongelação de óvulos e espermatozóides e a concepção de bebés para salvar a vida de irmãos.
Alguns cientistas alertam para o facto de algumas das técnicas actualmente usadas como a injecção intracitoplasmática de espermatozóides, o recurso a oócitos criogenizados e a transferência de embriões congelados, não terem sido suficientemente avaliadas. Estudos controversos indicam que estes processos poderão acarretar alterações cromossómicas nos embriões.
 

 

 

 

Fig.1 e 2- Crioconservação dos gâmetas em azoto liquido com pré-tratamentos e em meios próprios



 Este site foi feito no âmbito de um trabalho de Área de Projecto realizado pelos alunos do 12ºE da Escola Secundária da Sé - Guarda
Última actualização: 18/05/07.