Reprodução Medicamente Assistida |
Causas de Infertilidade: Procedimentos: Diagnóstico e Técnicas Acessórias: Problemas Relacionados com RMA Viagem a Lisboa (Clínica CEMEARE)
| Causas de Infertilidade
A infertilidade é a incapacidade temporária ou permanente em conceber um filho ou em levar uma gravidez até ao seu termo natural. Considera-se que existe um problema de infertilidade quando um casal tem relações sexuais regularmente, sem usar contracepção durante um período de 1 ano, sem que ocorra uma gravidez.
A infertilidade pode ter origem na mulher, no homem ou em ambos. Cerca de 52% dos casos conhecidos de infertilidade estão relacionados com factores femininos. Nas restantes situações, o contributo é masculino.
No homem, a infertilidade está, geralmente, relacionada com os seguintes problemas: → Produção insuficiente ou nula de espermatozóides; → Produção de espermatozóides de fraca qualidade (com formas anormais ou com baixa ou nula mobilidade); → Problema anatómicos ou fisiológicos ao nível do aparelho reprodutor (por exemplo, obstrução dos canais por onde circula o esperma); → Gametogénese anormal; → Por vezes, ainda, os espermatozóides são aparentemente normais, mas não conseguem fecundar o óvulo, devido a anomalias bioquímicas impossíveis de detectar ao microscópio.
Na mulher, alguns factores mais comuns que podem levar à infertilidade são: → Muco cervical espesso e pouco abundante; → Ausência da ovulação (anovulação), quer porque os ovários não desenvolvem oócitos maduros, quer porque não os libertam; → Ovulação pouco frequente; → Problemas anatómicos ou fisiológicos ao nível do aparelho reprodutor (por exemplo, trompas de Falópio bloqueadas, danificadas ou ausentes, obstrução do colo do útero) → Inibição da nidação ou rejeição do embrião após esta fase.
Na base dos diversos problemas de infertilidade, podem estar vários factores. Alguns dos mais comuns são: problemas genéticos, malformações congénitas, factores imunitários ou distúrbios hormonais. Deve-se, também, tomar em consideração que a fertilidade pode ser afectada, em termos individuais, por diversos outros factores, como a alimentação, o estado de saúde geral ou, no caso da mulher, a idade e a amamentação. Existem, também, diversas doenças que podem provocar a infertilidade. É o caso de diversas infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis ou a gonorreia, caso não sejam tratadas a tempo. Também as operações cirúrgicas nas quais sejam extraídos os ovários (ovariectomia ou ooforectomia) ou o útero (histerectomia) à mulher, ou os testiculos, ao homem, provocarão esterilidade. O stress também está associado à infertilidade, quer como causa. Quer como consequência. Pode conduzir a disfunções hormonais, que na mulher afectam a função ovulatória e no homem afectam a produção norma de esperma.
|
|